Intensa programação marca a rodada de abertura da competição dos 18 anos do 32º

Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, apresentado por Gerdau e Itaú, nesta segunda-feira. No total, as quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil receberão 47 partidas, a partir das 9 horas. Entre os cabeças de chave que estreiam estão os argentinos Julieta Lara Estable, a número 1 entre as mulheres, e Franco Capalbo, cabeça 2 entre os homens. Julieta enfrenta a equatoriana Camila Romero, enquanto Capalbo joga contra o japonês Yosuke Watanuki.

A rodada de abertura da chave principal dos 18 anos terá 24 brasileiros em quadra. Entre as brasileiras, os destaques são Thaisa Grana Pedretti, cabeça de chave 9, que enfrenta a boliviana Natalia De Ugarte, saída do qualifying; e Sophia Chow, que encara a colombiana Juliana Valero. Na disputa do título masculino, estarão em quadra cinco dos sete brasileiros que entraram diretamente na chave principal: Gabriel Sidney enfrentará o italiano Andrea Pellegrino, cabeça 12; Antonioni Fasano jogará contra o finlandês Eero Vasa; Lucas Koelle pegará o argentino Tomas Martin Etcheverry, saído do quali; Fernando Meligeni Alves irá encarar o mexicano Pedro Fernandez Del Valle; e Gabriel Decamps, que terá pela frente o também brasileiro Guilherme Scarpelli.

Os outros dois brasileiros que entraram direto na chave, Orlando Luz, cabeça 1, e Igor Marcondes têm estreia prevista para terça-feira, dia 17. Orlandinho enfrentará o peruano Guillermo Cabrera. Marcondes jogará contra o uruguaio Nicolas Xiviller.

QUALIFYING 18 ANOS – Gabriela Araújo foi a única brasileira que “furou” o quali dos 18 anos femininos do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre e garantiu presença na chave principal. As outras tenistas que passaram pelo qualificatório são as italianas Beatrice Torelli e Monica Cappelletti, as argentinas Candela Bugnon e Sofia Nicolini, a mexicana Jessica Gomez, a norte-americana Abigail Desiatnikov e a boliviana Natalia de Ugarte.

No quali dos 18 anos masculinos, três brasileiros garantiram presença na chave principal. São eles Lucas Coutinho, Guilherme Scarpelli e Lourenzo Gasperini. Os demais atletas que furaram o quali são os argentinos Geronimo Espin Busleiman, Genaro Olivieri e Tomas Etcheverry, o paraguaio Bruno Britez e o italiano Enrico Dalla Valle.

RESULTADOS DE DOMINGO – 18 ANOS
Qualifying Feminino – Rodada final
Monica Cappelletti (ITA/7) d. Julia Suzuki (BRA/12) 6/1 6/1
Gabriela Oliveira Araújo (BRA/8) d. Maria Alice Vieira (BRA/9) 6/2 6/1
Candela Bugnon (ARG/5) d. Merye Governate (BRA/11) 6/1 6/1
Sofia Haydee Nicolini (ARG/6) d. Kathleen Biong Percegona (BRA/10) 6/0 6/0
Natalia De Ugarte (BOL/4) d. Marina Prediger (BRA) 6/0 6/2
Abigail Desiatnikov (USA/3) d. Ana Resende (BRA) 6/2 6/1
OBS.: Beatrice Torelli (ITA) e Jessica Gomez (MEX) entraram diretamente na
terceira rodada do quali e não precisaram jogar para conquistar a
vaga na chave principal.

Qualifying Masculino – Rodada final
Lucas Lemos Coutinho (BRA) d. Riccardo Balzerani (ITA/12) 6/2 6/4
Genaro Alberto Olivieri (ARG/2) d. Daniel Costa Prata (BRA) 6/1 6/1
Guilherme Scarpelli (BRA/10) d. Jorge Abde Celis (CHI/8) 6/3 6/2
Tomas Martin Etcheverry (ARG/4) d. Gabriel Boscardin Dias (BRA/11) 7/5 6/1
Bruno Britez (PAR/5) d. Francisco Costa Neto (BRA/13) 6/4 6/3
Enrico Dalla Valle (ITA/6) d. Breno Lucchesi Borges (BRA/16) 6/0 6/0
Geronimo Espin Busleiman (ARG/1) d. Guilherme de Freitas Coco (BRA) 6/1 6/1
Lourenzo Gasperini (BRA/14) d. Rafael Ferrazza (BRA) 6/3 6/3

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre é apresentado por Gerdau e Itaú. Tem apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal Brasil, ProEsporte – Conselho Municipal do Desporto – Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura de Porto Alegre, White Martins, SAP, Fila e Net. A organização e a realização são da ALDEeA; e a consultoria técnica, da PROTENIS Promoções Esportivas. Os órgãos oficiais são a Federação Internacional de Tênis (ITF), a Confederação Sul-Americana de
Tênis (Cosat), a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) – Correios, patrocinador oficial do tênis do Brasil, e a Federação Gaúcha de Tênis (FGT).

Endereço

Sede (Rio de Janeiro):
Rua Potiguara nº 464 / 205 - Freguesia - Jacarepaguá
Rio de Janeiro - CEP: 22750-290
(21) 99124-6770

Sub-Sede Administrativa

Rua Milton Ramalho Simões, 130 - Sala 101
Jardim Camburi - Vitorio - ES | CEP 29090-770
(27) 3337-4126 | (27) 3347-2984